ATENDIMENTO E REGULAÇÃO DE SINISTROS:

De modo geral, os contratos de seguros têm como objetivo a garantia de indenização dos prejuízos e danos decorrentes de qualquer evento coberto e garantido por este contrato, esse evento denomina-se “sinistro”.

O seguro serve não apenas como mecanismo para reparar a perda financeira do segurado, mas também para lhe dar tranquilidade.

As pessoas compram seguro para se proteger contra perdas derivadas de determinadas riscos. Quando o segurado faz um aviso de sinistro, a seguradora é convocada a honrar a promessa feita quanto emitiu a apólice – a saber, indenizá-lo pelas perdas financeiras decorrentes do sinistro e relacionada a risco previsto na apólice.

Isso não implica que a seguradora pagará todos os pedidos de indenização. Implica que o departamento de sinistros conduzirá uma investigação de boa-fé sobre os avisos de sinistros e pagará somente as indenizações sobre riscos cobertos na apólice.

Para o segurado, o sinistro e suas consequências não são rotineiras e, em muitos casos, podem ser um grande problema, gerando transtornos e/ou  complicações financeiras.

 

A Regulação de Sinistros tem início com o Aviso de Sinistro do segurado à sua Corretora/Seguradora, passando depois por três etapas:

  1. a) apuração de danos, que busca a comprovação dos danos e as circunstâncias de sua ocorrência para que se possa levantar as causas, a natureza e a extensão;
  2. b) análise, que examina detalhadamente os laudos de vistoria e outros documentos bem como a apólice para verificar o que está coberto e se há riscos excluídos (não cobertos);
  1. c) encerramento, com o pagamento da indenização ao segurado ou negativa de indenização, cabendo a seguradora fazê-lo de forma justificada.

 

Para melhor atendê-lo, a Motive Corretora possui uma área especializada em atendimento a sinistro, com colaboradores capacitados e disponíveis para acompanhar todo o processo de regulação e esclarecer suas dúvidas.

Em caso de qualquer sinistro ocorrido, favor entrar em contato com a Motive Corretora de Seguros, para o atendimento junto à seguradora e demais orientações necessárias:

Escritório: (27) 3325-9000 – Segunda a Sexta: 08:00 as 18:00h.

Assistência 24 horas Motive Corretora em casos de sinistro: 27-99837-2516 

E-mail:  sinistro@motivecorretora.com.br

E ainda, pode entrar em contato direto com a sua seguradora. 

Documentos necessários em caso de sinistro de automóvel:

  • Cópia do Boletim de Ocorrência policial
  • Caso não haja Boletim de Ocorrência, fornecer dados do acidente (data, hora, local, descrição do ocorrido, danos do veículo segurado, danos ao terceiro envolvido e contato telefônico do mesmo)
  • Cópia do documento do veículo segurado – CRVL
  • Cópia da Carteira Nacional de Habilitação – CNH
  • Cópia do comprovante de endereço do segurado (pessoa física)

Demais Seguros:

  • Carta de comunicação descrevendo o fato de modo detalhado, claro e preciso. Deve conter data, hora, local, descrição do ocorrido e contato da pessoa responsável para agendamento da vistoria local
  • Discriminação detalhada dos prejuízos reclamados
  • Boletim de Ocorrência policial, civil e/ou militar, se for o caso
  • Orçamentos de reparos discriminando material e mão-de-obra
  • Entre outros, solicitados pela Seguradora para cada cobertura específica

Avisar sinistro