Carro parado na quarentena: confira 5 dicas para cuidar do seu veículo

Carro parado na quarentena: confira 5 dicas para cuidar do seu veículo

Com as exigências de isolamento social, trabalho remoto e diminuição das saídas de casa você tem ficado com o carro parado? Isso pode ser um problema para a mecânica do veículo, então confira agora 5 dicas que vão te ajudar a cuidar dele durante esse período. 

#1 Bateria

Carro parado na quarentena

O primeiro ponto de atenção, sobretudo nos carros mais antigos, é a bateria. Se o seu carro está sendo usado de vez em nunca é muito importante que você lembre-se de tirar 10 minutos do seu almoço para ligá-lo e dar aquela aquecidinha, ao menos uma vez por semana. Carros que estão com a manutenção em dia podem ficar até 15 dias totalmente parados sem dar problema algum. 

Atenção! Essa dica se aplica apenas para garagens abertas e bem ventiladasCaso o seu espaço seja reduzido e fechado não se arrisque! Pois, os gases do escapamento são tóxicos. 

#2 Pneus

Carro parado: pneus

O tempo que seu carro fica parado em casa também compromete os pneus. Se tiver cavaletes, uma opção é colocá-los sob os 4 pneus, assim evita a deformação por contato prolongado com o chão. Uma outra opção é fazer a calibragem regularmente, caso você tenha os equipamentos necessários em casa. Aqui vale olhar as especificações no manual do fabricante para enchê-los na medida certa. 

Mas, melhor ainda é andar por alguns metros com o carro, se na sua garagem tiver espaço, faça isso. Dessa forma, evita que os pneus fiquem murchos e quadrados. Carros foram feitos para andar, então deixá-los muito tempo parados realmente pode ser um problema. Mas isso não é desculpa para furar o isolamento! Uma voltinha na garagem é o suficiente.  

#3 Uma limpeza também vai bem

Limpeza de carro

Limpar o carro é uma forma de você cuidar da pintura e vidros, essa dica é especialmente importante para quem tem a garagem a céu aberto. Uma ajuda extra é cobrir o carro com um tecido macio, mas é preciso esperar o carro estar inteiramente seco para evitar o aparecimento de manchas na pintura. No blog da Automax já falamos em outra ocasião como limpar o carro devidamente, desde o teto até o carpete, confira aqui.

#4 Freio de mão

Freio de mão

Com o tempo, caso o freio de mão esteja puxado, os componentes do seu freio podem grudar. Por isso, uma dica interessante é deixar o freio de mão solto. Mas, para isso lembre-se de travar as rodas do carro, aqui a combinação com o cavalete da dica 2 é uma boa ideia. 

#5 Carro parado, atenção redobrada com os fluídos

Carro parado: fluídos

Se o seu carro for ficar parado por três meses ou mais o indicado é deixar o mínimo de gasolina do tanque. Isso porque o líquido pode estragar o reservatório, comprometendo bicos e dutos.

Já no caso do óleo, o líquido tem prazo de validade, rodar com ele depois desse período pode comprometer o desempenho do carro. Por isso, assim que a quarentena passar é preciso levar o seu veículo no seu mecânico de confiança para dar aquela geral. 

Fonte: AutomaxFiat